Dia 15 de março é comemorado “Dia Mundial do Consumidor” e o mercado atual encara os idosos como um potencial público consumidor? Antes, saiba que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos, representando 30% da população. Os dados estimulam para o desenvolvimento de novas tecnologias que coloquem a pessoa idosa como forte público consumidor.
Outra projeção interessante é do estudo da PwC Brasil, que demonstra que o processo de envelhecimento da população está acelerando. Em 11 anos, a população idosa brasileira será maior do que a de crianças com menos de 10 anos. E o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, em 2060, um a cada três brasileiros será idoso.
Neste cenário entender um pouco mais sobre o universo de consumo da terceira idade tornou uma opção indispensável e lucrativa para o comércio em geral.
O relatório Consumer Generations, da Tetra Pak, mostra que o poder de compra das pessoas acima de 60 anos deve superar os 30 trilhões de reais em todo o mundo este ano. Com essas informações, se tornou importante que as empresas respeitam o público idoso, entendam e, sobretudo, compreendam as necessidades das pessoas da terceira idade para, assim, desenvolver produtos e serviços que atendam a essa demanda específica.
E se engana quem pensa que este público está fora da internet. Nos últimos 4 anos, aumentaram as pesquisas nas buscas do Google relacionadas ao envelhecimento, demonstrando um aumento de 13% ao ano. Esta faixa etária da população tende a estar mais conectada à internet e redes sociais, consumindo mais informações, serviços e produtos. O que exige das empresas e marcas uma atenção especial para atender, também, a pessoa idosa.
![](https://sindapimt.org.br/wp-content/uploads/2022/03/0001-21553865414-2-1024x576.webp)
Empresa
Conheça algumas empresas que estão investindo nesse mercado.
Eu Vô
É um tipo de Uber para atender o público idoso e pessoas com mobilidade reduzida criado em São Carlos (SP), os motoristas recebem treinamento gerontológico e em primeiros socorros. O objetivo da empresa é dar autonomia e qualidade de vida para estas pessoas, para que elas não se isolem.
Internacional School of Game (ISGame)
Criou o Serious Game, um programa para estimular a atividade cognitiva das pessoas na terceira idade por meio de cursos para que possam desenvolver games para celular. Os participantes também têm a possibilidade de se tornarem professores dentro do projeto, conseguindo uma renda extra.
B-Active
Franquia de academias voltadas para o público da terceira idade. Além de oferecer os serviços de academia em si, a B-Active também disponibiliza ginástica funcional em conjunto com o tratamento fisioterapêutico.