Há menos de cem dias para a realização das eleições deste ano, em outubro próximo, uma chamada importante para a classe de pessoas idosas para participarem ativamente deste grande evento da democracia brasileira, usando o seu voto como muito necessário.
Muito em voga e bastante divulgado há algum tempo de que pessoas com mais de 70 anos de idade estavam isentas de participarem das eleições sufragando o seu voto nas urnas. Esta determinação perde o seu efeito ao sabermos que a população envelhece a passos largos e que hoje, o contingente desta classe atinge um percentual com mais de 30 milhões de pessoas e com capacidade para exercer o sagrado direito de escolher os representantes nos diversos cargos eletivos nas áreas dos poderes executivo e legislativo.
Pela falta de representatividade no executivo e legislativo esta classe de pessoas fica à mercê da necessidade de políticas públicas quer seja nas áreas municipal, estadual e mesmo federal.
Após vários estudos e questionamentos por parte de pessoas interessadas e ligadas a estas situações, o CNDI Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, juntamente com o Tribunal Superior Eleitoral sentiram a necessidade de convocação através de campanha nacional dos idosos nesta situação para comparecerem ao processo eleitoral e escolherem os seus representantes para as próximas administrações.
A vulnerabilidade dos idosos está em várias situações que abrangem os poderes e gestões administrativas o que requer um posicionamento participativo de todos nós que estamos nesta faixa de idade acima dos 70 anos.
Neste atual quadro de gestões administrativas é importante que os idosos venham a se conscientizarem de que suas reivindicações somente serão realizadas a partir dos escolhidos como verdadeiros representantes desta classe de pessoas.
Este é o momento de praticarmos os nossos direitos com a utilização do VOTO NECESSÁRIO.
Por Francisco Delmondes Bentinho