O próximo “Comsea em Ação”, executado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) tem o apoio do Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi-MT) e do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT). O evento será realizado nesta sexta-feira (25), na Escola Municipal de Educação Básica – Emeb Antônia Tita Maciel de Campos, no bairro Jardim Florianópolis, e tem por objetivo levar aos estudantes oficinas educativas sobre temas relacionados a alimentos e alimentação e seus impactos na saúde e desenvolvimento físico e mental das pessoas, bem como no processo de aprendizagem e qualidade de vida.
A presidente do Comsea, Luciana Kimie Savay da Silva explicou que o “Comsea em Ação” no Jardim Florianópolis irá oferecer nove oficinas. As atividades serão divididas em dois turnos, matutino e vespertino e, paralelamente, acontecerá uma feira sobre alimentos e alimentação.
Ao todo, 608 crianças de 04 a 12 anos, pais e professores da escola estarão participando das oficinas que foram preparadas de acordo com a faixa etária de cada público alvo.
As oficinas terão por tema “A importância do consumo e higiene de frutas”; “Cozinha e afeto”; “Confecção de horta em garrafas pets”; “Nutrientes dos alimentos”; “Benefícios para saúde associados ao consumo de alimentos”; “Classificação de alimentos”; “Vilões dos dentes”; “Boas Práticas em escovação”; “Oftalmologia (Alimentos que ajudam a saúde dos olhos e protegem a visão”.
Além das oficinas direcionadas a públicos específicos, durante a feira, os visitantes e a comunidade escolar poderão aprender mais ainda sobre os efeitos do Glúten (o que é e para que serve?); sobre a importância da higiene de quem prepara alimentos; os diversos contaminantes físicos, químicos e biológicos em alimentos; o que são e como funcionam as hortas hidropônicas; entre outros. Também será realizada uma avaliação nutricional de alunos, educadores e pais; e distribuição de mudas de árvores.
Segundo a presidente do Comsea, o evento é uma oportunidade para que a comunidade receba informações que podem melhorar seus hábitos alimentares, promover a sua saúde e garantir a qualidade das suas refeições no dia a dia. “Esperamos com esses eventos educativos, envolver não só os alunos, mas também os pais e professores para que essas técnicas e cuidados para uma alimentação saudável, segura e rica em nutrientes sejam colocadas em práticas. A ingestão de alimentos corretos, proporciona qualidade de vida e mais saúde”, concluiu Luciana Kimie.
Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende, os temas nutrição, alimentos saudáveis, alimentação regular e segurança alimentar são indissociáveis da saúde e qualidade de vida do ser humano desde a primeira infância até a velhice e por isso interessa à entidade que as crianças aprendam desde a idade escolar, a importância dos efeitos do que comem no dia a dia e como isso irá impactar no seu crescimento, na sua vida adulta e em especial quando se tornar um idoso.
De acordo com Isandir, é fundamental que as crianças e os adolescentes tenham conhecimento sobre o que é uma refeição equilibrada, nutritiva, de qualidade e saudável. “A gente sabe que criança tem resistência em experimentar e consumir alguns alimentos mais naturais, tendo como principal atrativo produtos processados. Alimentação ruim na infância gera doenças graves de forma prematura, altera o equilíbrio hormonal, desencadeiam enfermidades como a diabetes, problemas cardiocirculatórios. Tudo isso repercute negativamente na pessoa adulta e torna a velhice um grande sofrimento. Criança que se alimenta bem, com qualidade e de forma consciente, com certeza será um idoso mais saudável e terá uma maturidade com mais qualidade de vida”, argumentou o presidente do CEDEDIPI-MT.
O que é o Comsea
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é formado por representantes de diversas secretarias municipais de Cuiabá, como a Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico bem como da Sociedade Civil. Órgão consultivo, o Comsea tem por objetivo a discussão e formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar no município.