Jogos abertos integram idosos e comunidade no Abrigo Bom Jesus em Cuiabá

Posts Recentes:

Os primeiros Jogos Abertos do Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, realizado no sábado (02), mobilizaram a comunidade na capital e criaram uma grande oportunidade de interação entre os idosos da instituição e os participantes externos. O evento foi uma iniciativa da direção do ABJ e contou com as parcerias e apoios da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – MT, além de empresas e entidades da sociedade civil organizada.

Os jogos contaram com as modalidades dama, xadrez, dominó, batata-quente, entre outras atividades coletivas. Segundo a presidente do ABJ, Márcia Ferreira, o objetivo dos jogos, além de proporcionar uma atividade lúdica/recreativa e terapêutica aos internos do abrigo, foi atrair para a instituição a presença de um público externo para que conheça o trabalho realizado no local.

“Queremos que a sociedade se envolva mais com a causa das pessoas idosas. Hoje, temos uma lista de espera com 30 idosos que aguardam vaga no Abrigo Bom Jesus. Por meio dos jogos, trouxemos as pessoas para dentro da instituição e, uma vez aqui, vivenciando o relacionamento com nossos internos, esperamos despertar o espírito voluntário para que mais pessoas se engajem na causa do acolhimento a essa população que é tão vulnerável”, afirmou Márcia Ferreira.

Com mais de 83 anos de existência, o Abrigo Bom Jesus é uma das poucas casas de acolhimento integral de pessoas idosas carentes na capital, com 81 internos no momento. Esse número, no entanto, chegará a 87 nesta semana com a chegada de outros seis idosos que foram abandonados por familiares em hospitais da capital. São idosos encaminhados pelo Ministério Público e pela secretaria de Assistência Social de Cuiabá. A instituição conta com cerca de 60 funcionários.

Segundo a presidente da instituição, as doações são fundamentais, já que são a principal fonte de recursos para manutenção do ABJ, que não tem fins lucrativos e é gerenciado por um conselho de voluntários. A Prefeitura de Cuiabá custeia parte dos salários dos funcionários. “A Fundação Abrigo Bom Jesus vive de doações. Dependemos das doações de fraldas, alimentos, medicamentos, material de limpeza e recursos financeiros mesmo. Parte do custeio da mão de obra é coberta pela prefeitura de Cuiabá, mas a maior parte restante, sobrevive graças ao espírito solidário das pessoas. A nossa maior necessidade é a de afeto, de presença de pessoas dispostas a doar parte de seu tempo para conviver com os idosos internos, ouvi-los, conversar e compartilhar carinho e atenção”, explicou Márcia Ferreira.

A presidente do Abrigo Bom Jesus destacou a importância da colaboração e parceria do CEDEDIPI-MT, por meio do seu presidente, Isandir Rezende. “O Abrigo é uma entidade privada, sem fins lucrativos, tocada por voluntários não remunerados e que não possui fonte própria de receitas. Então, não temos condições de fazer tudo sozinhos, sem ajuda e parcerias. Assim, essas contribuições, essas parcerias como a que mantemos com o CEDEDIPI-MT e a Setasc, nos ajudam a manter as portas abertas e a dar o melhor aos idosos que acolhemos dentro das nossas limitações”, ressaltou a dirigente do ABJ.

O presidente do CEDEDIPI-MT, Isandir Rezende, por sua vez, lembrou que o Abrigo Bom Jesus é uma das instituições mais importantes para a sociedade cuiabana e mato-grossense pelo seu papel humanitário, solidário e protetivo para idosos que, infelizmente, não contam com o amparo de seus próprios familiares.

“Nós, do Conselho Estadual, só temos a agradecer às pessoas que coordenam o Abrigo Bom Jesus e aquelas e aqueles que, com espírito voluntário, empatia e solidariedade, vem se dedicando a cuidar dos internos na instituição”, pontuou Isandir. “Reconhecemos e valorizamos o ABJ e seus voluntários. Por isso, fazemos questão de ser parceiros da instituiçao. Estamos engajados em proporcionar ao ABJ as condições básicas para continuar seu trabalho em prol da vida, da dignidade, da proteção e defesa das pessoas idosas sob seu cuidado”, completou o presidente do CEDEDIPI-MT.

Quem quiser visitar o Abrigo Bom Jesus deve agendar previamente a visita. Para fazer doações e mais informações o contato deve ser feito com a secretaria da Fundação Abrigo Bom Jesus nos seguintes canais:

TELEFONES

(65) 3644-1706

(65) 3322-9021

(65) 98112 0188

REDE SOCIAL: @abrigobomjesus (Instagram)

www.abrigobomjesus.com.br

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: