Sindapi-MT fortalece laços para garantir políticas públicas e justiça social aos idosos do estado

Posts Recentes:

A população idosa é uma das principais usuárias dos serviços públicos em áreas cruciais como saúde, assistência social, previdência, transporte e justiça. Apesar disso, ainda há uma necessidade premente de reconhecimento e atenção às suas necessidades específicas. Em Mato Grosso, onde residem aproximadamente 431 mil pessoas idosas (Censo Demográfico de 2022 do IBGE), o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi-MT) tem articulado parcerias intermunicipais para garantir que esta população tenha acesso às políticas públicas.

Na última semana, Isandir Rezende, diretor executivo do Sindapi-MT e presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Cededipi-MT), recebeu, em Cuiabá, o suplente de vereador Jerônimo Gonçalves e o professor Arci Rezende Pereira Rosa, ambos da cidade de Cáceres-MT, para tratar do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os idosos da cidade. Durante o encontro, Isandir defendeu que diálogos como este criam caminhos para atender às necessidades dos idosos mato-grossenses. “É cada vez mais crucial promover a cooperação entre os municípios, entre os atores sociais, incluindo instituições públicas e privadas. Estas parcerias são essenciais para garantir um ambiente propício ao envelhecimento saudável e à integração social dos idosos”, afirmou.

Na reunião, o suplente de vereador Jerônimo Gonçalves, destacou que a sua aproximação com a causa dos idosos representa um novo compromisso social. “Apesar de trabalhar com o viés social, ainda não tinha tido a chance de me envolver diretamente com as políticas voltadas às pessoas idosas. Reconheço a necessidade de um olhar mais atento a essa parcela da população; em nosso município às políticas públicas neste sentido estão longe do ideal. Inclusive, recebo muitas demandas e reclamações de idosos”, relatou.

Arci Rezende Pereira Rosa expressou sua motivação em colaborar na implementação de políticas públicas sérias e eficazes no município de Cáceres. “É preciso fazer políticas públicas com seriedade, honestidade e agilidade. E o mais importante, levar o benefício aqueles que necessitam e encontram dificuldades, em todos os sentidos, de ter acesso aos seus direitos. É um desejo antigo ter uma extensão do Sindapi em Cáceres, que ao se concretizar trará muitos benefícios à população”, considerou.

Durante o encontro, Isandir propôs a realização de um levantamento das pessoas elegíveis para o “Passaporte da Pessoa Idosa”, o qual é emitido pelo Sindapi-MT e garante à pessoa com idade acima de 60 anos, aposentado ou não, o direito de viajar de graça ou pagando apenas 50% do valor da passagem entre as cidades do estado de Mato Grosso. Diante disso, as lideranças de Cáceres se comprometeram a buscar parcerias no município para executar esta proposta.

No fim do encontro, Isandir se colocou à disposição para continuar o diálogo em prol dos idosos na cidade. “Juntos podemos garantir mais dignidade e qualidade de vida às pessoas idosas de Cáceres e região”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: