Evento em Cuiabá capacitará conselhos e sociedade civil sobre gestão dos Fundos da Pessoa Idosa em Mato Grosso

Posts Recentes:

Com objetivo de orientar a gestão e destinação de recursos aos Fundos da Pessoa Idosa, nos dias 19, 20 e 21 de junho deste ano, acontecerá em Cuiabá, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e na Casa dos Conselhos, o encontro intitulado “Projeto Cidadania e Movimento”. O intuito é oferecer esclarecimentos sobre como acessar os recursos do Fundo da Pessoa Idosa, como elaborar projetos e esclarecer dúvidas e demandas das Organizações da Sociedade Civil, a partir da experiência de Porto Alegre, que é referência nacional em arrecadação e implementação de projetos com recursos do Fundo.

A ação contará com a presença do Dr. Wilson Abascal Pastorini, Diretor Geral da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre; e do Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, professor, pesquisador e extensionista da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Jerônimo Urei, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá (COMDIPI), que também ministrará palestra no encontro, ressaltou que, em Mato Grosso, tanto a arrecadação quanto a formalização de projetos ainda são incipientes. “Cuiabá e em outras cidades da região, enfrentam dificuldades na captação de recurso e execução. É uma burocracia, frequentemente, longa e morosa, desde o lançamento do edital até a assinatura do termo de fomento. Este evento representa uma oportunidade para gestores, conselheiros e entidades que trabalham com a causa do idoso ouvirem casos de sucesso de Porto Alegre, uma referência nacional”, destacou.

Esta é uma oportunidade única para gestores, conselheiros, entidades e todos os interessados na causa. É uma chance de aprender com as experiências bem-sucedidas de Porto Alegre e aprimorar a gestão dos recursos do Fundo da Pessoa Idosa em Mato Grosso. No sentido que todos possam participar e contribuir para o fortalecimento das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa no estado.

Isandir Rezende, presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), parceiro na iniciativa, destaca a importância deste diálogo: “Esta ação de esclarecimentos de dúvidas e de formação é essencial, pois o conselho do idoso realiza o chamamento através de Edital Público, e as organizações da sociedade civil são responsáveis por submeter projetos aos respectivos conselhos e, se aprovados, podem utilizar os recursos do Fundo da Pessoa Idosa, ou, nos casos de editais de chancela, as OSC recebem autorizações para captação de recursos via fundo do idoso. O evento permitirá um melhor entendimento desse processo, facilitando a captação e a execução financeira de forma mais eficaz e ágil, atendendo a demanda da população idosa”, explicou.

Os Fundos Estadual e Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa no estado garantem a população idosa de Mato Grosso uma fonte de recursos para financiar políticas públicas, projetos e ações de defesa dos seus direitos. Todavia, ainda existem muitas dúvidas sobre o fluxo entre os Fundos, os Conselhos e os projetos.

O evento é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo link abaixo.

https://abrir.link/udPfQ

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: