Universidade voltada para terceira idade é modelo para outros estados, diz presidente do Cededipi-MT

Posts Recentes:

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Cededipi-MT) visitou a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) em Manaus, no Amazonas. A instituição tem se destacado como um espaço inovador que promove a inclusão e o aprendizado entre a população idosa, refletindo um compromisso com o envelhecimento ativo e saudável.

A visita teve como objetivo conhecer o funcionamento da Fundação, bem como os programas e ações voltados à população idosa. Segundo Isandir, a iniciativa visou promover a troca de experiências e boas práticas no cuidado aos idosos. “A FUnATI se firma como um exemplo de comprometimento e inovação no cenário da educação e assistência à terceira idade no Brasil. É evidente que participar das atividades oferecidas nesse espaço ajuda a despertar o potencial dos idosos, que continuam ativos na sociedade”, destacou o presidente do Cededipi-MT.

A pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação da FUnATI, Kennya Brito, explicou o trabalho desenvolvido pela Fundação e a importância do engajamento tanto dos idosos quanto da comunidade nas atividades. “A FUnATI é uma universidade temática que oferta ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência com foco no processo de envelhecimento humano e seus vieses. Nós iniciamos o período letivo com a abertura de matrículas online, que geralmente ocorre em fevereiro, após ampla divulgação em nossas redes sociais e outros meios de comunicação, especialmente na TV e rádio. Como instituição vinculada ao Governo do Estado do Amazonas, também contamos com o reforço das mídias governamentais, o que amplia o alcance das nossas ações, ressaltou.”



A capacitação das equipes que trabalham na FUnATI é outro aspecto fundamental abordado por Kennya Brito. “É imprescindível a qualificação profissional para o atendimento da população idosa. Nosso Magnífico Reitor, Dr. Euler Ribeiro, preza por essa exigência na formação das equipes, sempre considerando as evidências científicas mais atuais.” A universidade oferece cursos e atividades voltadas à capacitação, além de parcerias com outras instituições de ensino para a formação de profissionais dedicados ao cuidado com os idosos.

As parcerias são essenciais para a integração da Rede de Proteção local, voltada ao atendimento das demandas da população idosa. Esse esforço colaborativo é apoiado por diversas entidades, incluindo a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas e o Ministério Público do Estado do Amazonas, entre outras. Por meio dessa rede, são disponibilizados recursos e oportunidades para atender de forma mais eficaz às necessidades desse público.

A pesquisa é uma área onde a FUnATI também se destaca, trazendo resultados práticos que impactam positivamente a vida dos idosos. “Certamente, nossas pesquisas já geraram frutos significativos que se refletem no dia a dia da prestação de serviços aos idosos. Um exemplo é a Dieta Amazônica, que nos projetou mundialmente no âmbito científico e resultou em outros estudos sobre frutos amazônicos”, comentou Kennya. A representante da instituição ainda mencionou o desenvolvimento de um Programa de Preparação para a Aposentadoria, que visa auxiliar servidores públicos na transição para a aposentadoria, e um suplemento para atenuação de sintomas de Parkinson, que mostra o potencial inovador da instituição.

A visita do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso à FUnATI demonstra a importância da troca de experiências entre as instituições. “O conhecimento compartilhado incentiva outros estados a adotarem o modelo desta universidade, evidenciando que as práticas bem-sucedidas podem ser aplicadas em Mato Grosso, por exemplo”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: