Nesse mês (13.12) em evento no auditório da OAB-MT, Francisco Delmondes Bentinho recebeu o prêmio Cândido Rondon homenagem “Em Vida” destinado às pessoas que tenham prestado grandes relevâncias de serviços em prol das pessoas idosas. Nesta 4ª edição do prêmio Cândido Rondon, cuja criação deixa um legado para Mato Grosso, sendo o estado de nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon explorador, pacificador e geógrafo. O santo-Antoniense foi responsável pela integração do oeste e norte do Brasil e na defesa dos povos indígenas.
Bentinho recebeu a homenagem pelos trabalhos desempenhados no Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (SINDAPI-MT), e com atuação no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT) como presidente por dois mandatos consecutivos, tendo um dos trabalhos mais importantes a publicação de duas edições do livro “Os idosos são o futuro” e agora, a premiação Cândido Rondon.
Na primeira edição da obra literária, tem o artigo com o tema Violência Contra a Pessoa Idosa em que é destacado diversos tipos de violência contra os idosos e a vulnerabilidade das leis.
A segunda edição, mostra o tema que está em voga, sobre a evolução tecnológica e os benefícios para os idosos, através de pesquisas cientificas nas áreas de saúde, moradia, segurança, educação. E como esses avanços têm beneficiado de tal maneira, o aumento da perspectiva de vida dessa classe de pessoas.
Em seu pronunciamento de agradecimento, Bentinho lembrou de alguns trabalhos realizados em todo estado. Ao final fez uma comparação entre as faixas etárias das pessoas e as estações do ano. O homem passa pela primeira fase de criança recebendo carinho dos pais, sendo totalmente dependente dos mesmos. Na segunda fase, como adolescente-jovem em busca de festividades e aprendizados. Já na terceira fase, como adulto, aparecem as responsabilidades. E a quarta, é o fechamento de todas as fases, sendo pessoa idosa.
Francisco Delmondes Bentinho com 40 anos de jornalismo, também é bacharel em direito, ainda atua na SECOM do TCE-MT, e entre suas atividades cotidianas, exerce o voluntariado no SINDAPI/MT e no CEDEDIPI/MT representando a sociedade civil. Juntamente com o advogado Isandir Rezende representante da OAB-MT visitaram em torno de 97 municípios mato-grossenses em busca de informações e conhecimentos sobre as pessoas idosas. Bentinho já participou de conferências municipais, estaduais e nacionais. Sempre que é solicitado ministra palestras em defesa dos direitos da pessoa idosa.