Brasileira de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo

Posts Recentes:

Idosa nasceu em 1908, na cidade de São Francisco de Assis, interior do Rio Grande do Sul

A brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, conforme anunciado pelo site Longeviquest, que monitora supercentenários globalmente. A informação foi divulgada pelo portal G1. Com uma história de vida marcada por dedicação religiosa e um espírito otimista, Irmã Inah tornou-se exemplo de longevidade e inspiração.

Nascida em 1908, na cidade de São Francisco de Assis, interior do Rio Grande do Sul, Inah dedicou sua vida à Congregação Irmãs Teresianas. Em 1929, formou-se freira no Uruguai, atuando posteriormente como professora de português e matemática. Hoje, Irmã Inah reside em Porto Alegre, na casa da congregação, onde segue acompanhada por cuidadores e enfermeiros.

Mesmo com as limitações impostas pela idade, a freira conserva traços de sua personalidade que marcaram a comunidade religiosa. Segundo Rita Fernandes Barbosa, coordenadora provincial da Congregação Irmãs Teresianas, “é uma mulher espiritual, religiosa, depois tem essa disciplina no trabalho e na vida dela. Sempre trabalhou muito, sempre foi muito comunicativa, muito acolhedora”.

Nos últimos dias, Irmã Inah enfrentou um período delicado de saúde. Após ser internada por dois dias e passar por exames, recebeu alta hospitalar com a recomendação de repouso. Apesar disso, seus familiares destacam a vitalidade que ainda conserva. “O que ela tem, infelizmente, é o organismo debilitado que está deixando ela bem cansada. Mas está vivendo. Está vivendo, está comendo os docinhos dela. O pessoal sabe que é um legalzinho, ela não pode mastigar direito. Mas está indo, compreende? É um orgulho para a família”, afirmou Cleber Vieira Canabarro, sobrinho da religiosa.

O bom humor e a gratidão são marcas registradas da freira, como aponta Irmã Terezinha Aragon, amiga próxima: “Ela não se queixa de nada, né? Ela agradece, é muito agradecida. É um bom humor mesmo”.

A longevidade de Irmã Inah também destaca um dado curioso: entre as 49 pessoas mais velhas registradas no mundo, todas são mulheres. Antes dela, o título de pessoa mais velha era ocupado por uma japonesa que faleceu em 29 de dezembro.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: