O Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI), premiou na última terça-feira (31), personalidades que se destacaram em 2023 na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa em Mato Grosso. As honrarias foram prestadas durante solenidade oficial de divulgação do resultado do V Prêmio Cândido Rondon, no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cuiabá.
O Prêmio Cândido Rondon é concedido todos os anos pelo (CEDEDIPI), para pessoas que se dedicam ao trabalho de defesa e promoção dos direitos da população idosa e que prestam serviços relevantes à causa desse segmento da sociedade em Mato Grosso. A iniciativa do prêmio, segundo o presidente do Cededipi, Isandir Rezende, “é valorizar e reconhecer a contribuição que os agraciados têm dado na promoção e proteção dos direitos das pessoas idosas, permitindo que as políticas públicas avancem em favor da dignidade e do respeito àqueles com mais de 60 anos e que também muito fizeram por nossa sociedade”.
O presidente do Cededipi-MT, Isandir Rezende, salientou ainda que o Prêmio Rondon, que está em sua quinta edição, é uma maneira de homenagear em vida e in memoriam, quem fez e faz da causa dos idosos uma bandeira de vida. “O prêmio vem não apenas para agraciar os homenageados, mas, sobretudo, para chamar a atenção da sociedade civil do nosso estado, para o fato de que a pessoa idosa é um cidadão, uma cidadã importante para a comunidade, que precisamos reconhecer o seu valor”, afirmou.
O conselheiro destacou que Mato Grosso foi premiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pela Secretaria Nacional do Idoso como Estado Amigo do Idoso no Centro Oeste. “Oportunidades de reconhecimento público do trabalho em defesa da população idosa mato-grossense como esta do Prêmio Cândido Rondon e do título do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania nos dão muita satisfação e orgulho, pois mostram que compensa muito trabalhar por políticas públicas e sociais voltadas para o segmento dos idosos. Agradecemos aos conselheiros, as autoridades dos órgãos independentes do estado, o MPE, o legislativo, o executivo na instituição da Setasc, as organizações da sociedade civil parceiras como o Sindapi-MT e a OAB, enfim, todos os que têm cerrado fileiras conosco nesse caminho da proteção e valorização dos cidadãos e cidadãs da terceira idade”, finalizou Rezende.
O presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas (Sindapi-MT), Francisco Delmontes Bentinho destacou a importância do Prêmio Cândido Rondon para as lutas travadas pelo segmento em prol de seus direitos mais fundamentais. Bentinho lembrou que em Mato Grosso, há mais de 500 mil idosos, desse total, apenas 300 mil têm algum benefício do INSS enquanto outros 200 mil estão em situação de desamparo, grande parte deles vivendo na pobreza e em insegurança alimentar.
“Diante da nossa realidade, esta iniciativa do Cededipi de Mato Grosso é muito importante. Ela é um reconhecimento público, individual e coletivo, para quem trabalha e se dedica a promover políticas e ações em favor dos idosos, um segmento que muitas vezes é esquecido, invisibilizado e que ainda sofre violências terríveis. Quem está do nosso lado nessa luta para mudar esta realidade merece ser reconhecido, honrado e aplaudido por toda a sociedade”, frisou Bentinho.
O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi um dos contemplados pelo V Prêmio Cândido Rondon. O magistrado agradeceu a homenagem do Cededipi-MT e falou sobre sua preocupação com o segmento. “Sou um apaixonado pela causa dos idosos. A realidade é que não temos ainda uma política pública para a população idosa no Brasil. Precisamos voltar nossa atenção para esse segmento que é invisibilizado pelos olhos da sociedade. Temos conversado com as várias autoridades do estado, do executivo e do legislativo, para chamar a atenção para as muitas ações, tarefas urgentes a serem realizadas para dar qualidade de vida, proteção e dignidade aos nossos idosos de Mato Grosso”, explicou.
A secretária titular da Setasc-MT, Grasiele Bugalho, por sua vez, chamou a atenção para o fato de que o Prêmio Cândido Rondon é uma expressão de reconhecimento do Governo do Estado da participação fundamental dos atores sociais externos ao Executivo Estadual para o sucesso das políticas e ações desenvolvidas em prol dos idosos.
“Apoiamos o Cededipi-MT e estamos aqui para reconhecer essa iniciativa, lembrando que o Governo do Estado vem realizando muitas ações positivas para esse segmento da nossa população, como por exemplo, o Ser Família Idoso que direciona vários programas e ações de assistência, valorização e proteção da população de maior idade. Graças à sensibilidade do governador Mauro Mendes e da primeira dama, Virgínia Mendes, muito ainda iremos avançar nessa área”, salientou a secretária.