Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso

Cededipi-MT e Seduc preparam programa especial de alfabetização para população idosa

Posts Recentes:

A Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reafirma a proposta do projeto Muxirum para acolher a população idosa do estado nas suas ações de alfabetização. A medida veio depois de entendimento costurado pelo Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa de MT (Cededipi -MT), presidido pelo advogado Isandir Rezende, em reuniões com a equipe da Seduc.

Segundo Rezende, os coordenadores do Projeto Muxirum da Seduc, Letícia Ceron e José Antônio, compreenderam a necessidade apontada pelo Cededipi- MT de se dar foco especial para a parcela da população idosa que não sabe ler e escrever. Na reunião com a Seduc-MT, Isandir Rezende apresentou o projeto da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi-MT), que já foi abraçado pela gestão do estado.
“A ideia de uma ação especial educativa e de alfabetização para pessoas idosas foi muito bem recebida pela Seduc, que já executa o programa Muxirum que também contempla esse importante segmento da nossa população. Ficamos de realizar novas reuniões e conversações”, disse Isandir Rezende.

O presidente do Cedidipi-MT explicou que a proposta desse programa de alfabetização de idosos deverá utilizar professores aposentados e idosos. “É excelente termos professores jovens no projeto. No entanto, entendemos pela nossa experiência que o relacionamento da pessoa idosa com um professor ou professora de sua faixa etária proporciona um maior entrosamento, uma acessibilidade  imediata pela identificação mútua e pela liberdade que a experiência de ambos adquirida pelos anos vividos, pela linguagem corporal e a compreensão das limitações e potencialidades proporcionam também fatores importantes para o sucesso de um processo de letração tardio”, explicou Rezende.

O conselheiro CEDEDIPI-MT, Manoel Satiro, por sua vez, explicou ainda que a proposta prevê que o programa de alfabetização para idosos seja encampado e executado pelas secretarias municipais de educação. “Nossa ideia é que as turmas tenham no máximo 12 alunos idosos por vez e que contemple em seu contexto, também a educação digital para que os estudantes da terceira idade possam aprender a lidar com as novas tecnologias e terem acesso aos serviços e facilidades que o mundo digitalizado oferece”, detalhou o conselheiro.

A iniciativa do Cededipi-MT faz parte do conjunto de medidas que o Conselho se propõe a executar no âmbito das políticas públicas de inclusão digital e educação da população idosa em Mato Grosso.

Taxa elevada de analfabetismo

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo em Mato Grosso caiu de 5,6% em 2019 para 4,9% em 2022 no segmento populacional acima de 15 anos. São mais de 160 mil pessoas, segundo estimativa da própria Seduc-MT.

Quando o recorte pesquisado engloba as pessoas acima de 45 anos, no entanto, o índice sobe vertiginosamente para atingir mais 16,0% entre as pessoas com 60 anos ou mais. A pesquisa do IBGE constatou que os maiores contingentes de idosos analfabetos se concentram nas cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Juína, Várzea Grande e Cáceres.

No entanto, nas cidades menores o peso proporcional da população idosa analfabeta é ainda maior, já que foram as pessoas mais velhas que não tiveram as oportunidades e nem as condições mais favoráveis de estudarem no passado quando eram crianças e/ou adolescentes.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você:

Conselho Estadual da Pessoa Idosa realiza levantamento que subsidiará implantação da Renadi-MT

Em um esforço conjunto para fortalecer as políticas públicas voltadas para os idosos em Mato…

CEDEDIPI-MT integra comissão para implantação de rede de proteção aos idosos no estado

O Conselho Estadual de Defesa de Direito e Proteção da Pessoa Idosa de Mato Grosso…

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável por fraudar empréstimos contra idosos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá,…