Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso

CEDEDIPI-MT percorre região do Vale do Araguaia para conhecer realidade dos conselhos municipais da pessoa idosa

Posts Recentes:

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Cededipi- MT), Isandir Rezende, percorreu vários municípios da região do Vale do Araguaia para conhecer de perto a realidade dos Conselhos Municipais dos Idosos, seus desafios, realizações e demandas.

As visitas ocorreram na última quinzena de setembro e contemplou os municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Ribeirãozinho. Além do presidente Isandir Rezende, a secretária-executiva do Cededipi-MT, Marilu Monteiro acompanhou as visitas.

As atividades se concentraram em Barra do Garças, cidade polo da região. Durante as visitas, o Cededipi se reuniu com representantes dos conselhos municipais dos idosos dos municípios, secretários de ação e assistência social, defensoria e promotoria pública, vereadores e prefeitos. Também foi realizada audiência pública com participação virtual de autoridades, conselheiros e população interessada de municípios daquele polo regional onde foi tratada a questão da criação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi-MT), projeto que visa integrar vários serviços e órgãos públicos.

Também esteve na pauta de todas as reuniões realizadas, as principais ações das políticas públicas voltadas para a população idosa que vem sendo desenvolvidas nos municípios visitados, bem como suas carências, dificuldades operacionais dos conselhos e demandas prioritárias.

A visita do Cededipi-MT foi produtiva, sendo uma iniciativa fundamental para aproximar o Conselho Estadual dos seus congêneres no interior do estado e assim, fortalecer o movimento de defesa dos direitos da população idosa em Mato Grosso. Esta foi a primeira vez que a região do Vale do Araguaia recebeu uma visita oficial do Conselho.

“Sabemos da necessidade dos municípios do Araguaia, e em sintonia com a Gestão Estadual, faremos de tudo para protagonizarem com a melhor política pública e social voltada à pessoa idosa, não apenas naquela região, mas, em todo o território mato-grossense. Este é e será o compromisso da nossa gestão à frente do Conselho Estadual”, pontuou Isandir Rezende após os encontros.

O presidente do Cededipi-MT destacou como relevante a manifestação de apoio do prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, ao projeto de implantação da Renadi-MT, tanto na capital quanto na Região do Polo do Araguaia, bem como com a criação do Fundo Municipal dos Idosos em Barra do Garças, passo essencial para que as políticas públicas de assistência, amparo e proteção a este segmento da sociedade possa captar recursos e ter uma fonte de custeio mais constante para financiar suas ações, projetos e programas.

Outro resultado positivo das visitas, conforme Rezende, foi o compromisso assumido pela primeira-dama de Barra Garças, Leila Batista e pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa local, Sônia Santos, da cidade sediar ainda neste ano de 2023 um encontro dos conselhos municipais de defesa das pessoas idosas do Polo Regional Pontal do Araguaia.

Para a primeira-dama de Barra do Garças, a visita do presidente do Cededipi-MT à região levou a todos um sopro de energia e estímulo para que os trabalhos sigam em frente com mais empenho e foco estratégico. “O doutor Isandir [Rezende] pôde ver como temos trabalhado e os avanços que temos conseguido. Isso é muito bom porque, muitas vezes, as informações não chegam à Cuiabá ou chegam de forma distorcida. Então ele pode ver que aqui, o Conselho realmente funciona, que é muito atuante sob a presidência da Sônia Santos, que temos uma estrutura, ainda que pequena, que consegue acomodar as atividades do conselho que tem todo o apoio da Prefeitura”, afirmou Leila Batista.

A primeira-dama destacou ainda que o município está construindo o espaço “Bem Viver”, que será o primeiro Lar dos Idosos do município. O investimento será de R$ 4 milhões e reflete o empenho da administração municipal em fornecer um local seguro e acolhedor para a população idosa. Com capacidade prevista para abrigar cerca de 80 idosos, o espaço está sendo planejado meticulosamente para atender às necessidades médicas, sociais e emocionais desse grupo social.   

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você:

Conselho Estadual da Pessoa Idosa realiza levantamento que subsidiará implantação da Renadi-MT

Em um esforço conjunto para fortalecer as políticas públicas voltadas para os idosos em Mato…

CEDEDIPI-MT integra comissão para implantação de rede de proteção aos idosos no estado

O Conselho Estadual de Defesa de Direito e Proteção da Pessoa Idosa de Mato Grosso…

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável por fraudar empréstimos contra idosos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá,…