A partir de 2022 a prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS será retomada em janeiro, é necessário dar uma maior atenção para isso. O calendário seguirá o mês de aniversário do beneficiário.
Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de aposentados ainda não fizeram a atualização cadastral neste ano. Se até o ano que vem a prova de vida não for feita, o beneficiário poderá perder o direito à aposentadoria.
Em caso de atraso, o INSS continuará pagando as parcelas por dois meses, mas manterá os valores bloqueados. Se o aposentado não fizer a prova de vida em seis meses, o benefício será cancelado.
Muitos ainda perguntam qual é a finalidade da prova de vida. O procedimento está previsto em lei e tem o objetivo de evitar fraudes, fazendo com que, uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais tenham que ir à agência bancária do benefício para atualizar a senha e provar que estão vivos.
Leia também: Saiba como receber o teto máximo da aposentadoria
A prova de vida é exigida de todos os que recebem benefícios de seguro social por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
A atualização do cadastro pode ser feita nas agências do INSS, em caso de dificuldade de locomoção, nos bancos onde os beneficiários recebem as parcelas ou pelo aplicativo Meu INSS. Nele, o aposentado deve ter biometria facial cadastrada no sistema.
Aqueles que ainda não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021 devem atualizar seus cadastros até abril de 2022. Veja os prazos a seguir:
Vencimento da prova de vida Prazo para atualização
- Novembro de 2020 a junho de 2021 Janeiro de 2022
- Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
- Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
- Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022
Dica do SindapiMT: Para você que ainda não é aposentado, sabia que é possível planejar essa etapa da vida, e escolher a melhor opção do benefício de acordo com o seu perfil. Para outras informações entre em contato com o Sindapi, nesse link aqui!