Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso

Conselho Estadual da Pessoa Idosa participa de capacitação para os membros do CMDDPI de Tangará da Serra

Posts Recentes:

O presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende, participou de uma capacitação para os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) do município de Tangará da Serra sobre a aplicabilidade do Conselho e o Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa – FUMAPPI, na última sexta-feira (11), no Centro de Ensino Isoldi Storck.

O evento teve como público-alvo integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), membros da Diretoria da APAE de Tangará da Serra, Lar do Idoso e de entidades que atuam nas causas dos direitos da pessoa idosa no município, bem como colaboradores da Secretária de Assistência Social, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de membros do Ministério Público.

O presidente do CEDEDIPI, Isandir de Rezende, destacou que um dos principais papeis dos Conselhos Municipais de Defesa dos Idosos é combater as várias formas de violência a que as pessoas da terceira idade são submetidas cotidianamente tais como as agressões físicas, o abandono parental e público, o cárcere privado, o preconceito etário, abuso econômico-financeiro.

“Aos conselhos cabem agir no sentido de que seja assegurada a proteção dos idosos, através da formulação e aplicação de políticas públicas, contra a violência familiar, estatal e financeira. Como estratégia para tornar mais efetiva as iniciativas nesse sentido, estamos propondo e debatendo com a sociedade, a implantação de uma rede pública de proteção às pessoas da terceira idade, nos moldes do que já existe em relação às crianças e mulheres, visando o combate a violência física contra idosos. A rede de proteção protetiva busca estabelecer uma atuação conjunta e coordenada dos órgãos de segurança e justiça do Estado, das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde”, explicou o conselheiro presidente do CEDEDIPI.

Para Valderlucia Cardoso, analista assistente social do Ministério Público de Tangará da Serra – que representou o Ministério Público – a realização da capacitação foi uma oportunidade para que todos os envolvidos nas questões relacionadas aos direitos dos idosos conhecerem melhor o papel dos Conselhos e compreender a necessidade das políticas públicas específicas para esse importante segmento da sociedade. “O encontro foi excelente, oportuno é necessário. Entendo que o Conselho da Pessoa Idosa está no caminho certo, quando busca se capacitar, ou seja, se coloca no caminho do conhecimento. Os participantes debateram e esclareceram problemas latentes que atingem esse segmento. Acredito que conseguimos plantar a semente da necessidade de formulação do Plano Municipal da Pessoa Idosa através do diagnóstico e consequentemente estabelecimento de prioridades em prol da pessoa idosa”, argumentou a analista.

Segundo a assistente social Márcia Kiss, secretária municipal de Assistência Social de Tangará da Serra, a formação ministrada por Isandir de Rezende foi extremamente positiva em vários sentidos. “O sentimento que ficou do evento foi o de gratidão por tudo o que pudemos aprender, debater e estabelecer como prioridades e metas. É muito importante passarmos aos conselheiros e à sociedade a importância de desenvolvermos políticas públicas que atendam de forma prioritária as pessoas idosas. Sabemos que há muito por fazer e quando temos pessoas com mais conhecimento e novas ideias, isso nos ajuda muito para avançarmos nesse caminho da construção de unidade entre o poder executivo, o conselho dos idosos e as instituições da Justiça, como o Ministério Público e da sociedade organizada para a realização de políticas públicas que promovam a segurança, a qualidade de vida, a dignidade e o respeito à nossa população de mais idade.”

Na avaliação de Selton José Vieira, presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa de Tangará da Serra, o encontro foi fundamental para ampliar o conhecimento dos atores que atuam nas áreas de apoio e assistência aos idosos no município sobre a realidade local, o papel do conselho dos idosos e definir as medidas iniciais para viabilizar a formulação de um diagnóstico e um plano de ação para o atendimento das demandas do segmento. “O resultado do evento foi gratificante. Conseguimos mobilizar vários segmentos e estabelecemos objetivos comuns para todas as instituições voltadas à causa dos idosos. Com isso, abriu-se bastante o leque de envolvimento na busca de soluções para as demandas do segmento”, afirmou Selton Vieira.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você:

Conselho Estadual da Pessoa Idosa realiza levantamento que subsidiará implantação da Renadi-MT

Em um esforço conjunto para fortalecer as políticas públicas voltadas para os idosos em Mato…

CEDEDIPI-MT integra comissão para implantação de rede de proteção aos idosos no estado

O Conselho Estadual de Defesa de Direito e Proteção da Pessoa Idosa de Mato Grosso…

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável por fraudar empréstimos contra idosos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá,…