Disque 100 registrou mais de 35 mil denúncias de violência contra idosos em 2022

Posts Recentes:

As condições em que se encontram vários idosos fazem com que se tornem vulneráveis em situações física, social e econômica.  A fragilidade física é uma qualidade usada pelos agressores que geralmente são os próprios familiares, como filhos, netos, sobrinhos e até irmãos.

Essa condição faz com que muitas vezes essas agressões não sejam percebidas por vizinhos, que poderiam denunciar, caso fosse flagrado os maus tratos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de janeiro a junho de 2022, o Disque 100 registrou mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra idosos.

Essa é a terceira maior causa das acusações do canal. E leva a refletir, nesse período, principalmente por que é junho Violeta, mês de conscientização da existência da violência contra a pessoa idosa.

Ainda segundo o levantamento, 87% das denúncias são de violações cometidas na própria casa onde o idoso reside. Já em relação aos agressores, os filhos são suspeitos em mais de 16 mil registros de violência, seguidos por vizinhos e netos.

Há caso de violência que deve ganhar destaque, afinal estamos em contagem regressiva para o   período das campanhas eleitorais. Não é novidade, sendo também uma das lutas do Sindapi, infelizmente há casos de violência institucional quando é cometida por funcionários públicos que tratam os idosos com agressividade, rispidez e hostilidade.

E também a violência estrutural significa que existe precariedade das políticas públicas, especialmente no sentido da prevenção da violência contra o idoso.

O idoso violentado em seus direitos dificilmente vai procurar a delegacia por medo dos familiares. Por isso o cidadão deve ajudar e denunciar.

Com o advento da pandemia do Coronavírus aumentou gradativamente está situação que preocupa as autoridades municipal, estadual e federal. E Já podemos comemorar mais um avanço na gestão do governo federal, com a criação da RENADI- Rede Nacional de Assistência aos Idosos- para combater todos os tipos de agressões.

É importante que as famílias se conscientizem que um dia poderão ser idosos e se deparar na condição de serem violentados em seus direitos.

Francisco Delmondes Bentinho

Fd.bentinho15@gmail.com

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: