“É nossa obrigação dar qualidade de vida às pessoas que contribuíram tanto com a sociedade”

Posts Recentes:

Atuando como voluntária na Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, afirma que cuidar das pessoas idosas não se limita ao dever individual, coletivo e do estado, mas sim, um ato de justo reconhecimento do valor da existência destas pessoas e da sua contribuição para a sociedade como um todo.

Mesmo sem nenhum cargo no Governo do Estado, Virginia Mendes tem realizado um trabalho destacado na criação de programas de grande impacto social, graças ao respaldo e voz que tem junto ao Palácio Paiaguás e ao seu esposo, o governador Mauro Mendes (UB), que também tem um olhar sensível às Políticas Públicas para a pessoa idosa. “Trabalhamos incansavelmente para que todas as ações sejam eficientes e de qualidade, inclusive essa é palavra de ordem deste Governo. Sempre preocupado com o bem-estar e acolhimento, estamos empenhados em ações que promovam a qualidade de vida dos idosos”, explicou a primeira-dama.

Uma das ações impactantes desenvolvidas por Virginia Mendes foi a criação do programa SER Família, a partir do qual, foi instituído o “Cartão Ser Família Idoso”, destinado exclusivamente para a aquisição de medicamentos. “Este ano a Setasc vai promover um mutirão de cadastramento para idosos inscritos no Cadastro Único (CadUnico) e que se enquadram dentro dos requisitos para serem atendidos por esse programa estadual. É uma política que vem avançando cada vez mais e sendo fortalecida pela transversalidade das Secretarias e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, detalhou Virginia.

Uma outra ação de forte impacto na qualidade de vida, bem-estar e segurança desenvolvida pelo estado sob a orientação da primeira-dama é construção de Vilas Habitacionais para Idosos, um investimento superior a R$ 26 milhões dentro do programa “Mais MT”. “O programa, que é considerado o maior da história de Mato Grosso, viabilizou a construção das vilas dos idosos em parceria com as prefeituras. O objetivo é ofertar aos idosos um espaço que garanta a socialização e a integração à comunidade, reconhecendo os direitos adquiridos desse público. Essa construção das vilas dos idosos vem sendo realizada, e um dos municípios contemplados é Jaciara, cuja obra está em andamento. Esse é um sonho que estamos realizando, porque é nossa obrigação dar qualidade de vida às pessoas que contribuíram tanto com a sociedade ao longo de toda uma vida, então o mínimo que podemos oferecer é um local apropriado para que eles possam usufruir do bem-estar que tanto merecem”, afirmou a primeira-dama.

Diante do crescimento significativo e rápido da população idosa no Brasil e, por consequência, no estado, Virginia Mendes salienta que o Governo de Mato Grosso vem desenvolvendo uma política pública de atenção a este segmento populacional que contempla a médio e a longo prazo. São medidas que visam atender não apenas as situações pontuais que afetam as pessoas com mais de 60 anos, mas busca estabelecer um atendimento amplo que possa assegurar de forma plena os direitos cidadãos dos idosos.

“A Política Estadual de Assistência Social voltada para a pessoa idosa tem como norte proporcionar um melhor nível de qualidade de vida ativa aos idosos e não só atender suas necessidades mais básicas e imediatas. Por isso, contempla a oferta de cursos de linguagens, informática, fotografia, gestão financeira, danças e proporcionar a oportunidade de muitos voltarem até mesmo para a sala de aula ou para o mercado de trabalho, caso precisem. É uma política contínua; porque no curto prazo conseguimos atender a demanda imediata, como por exemplo: o acolhimento e os encaminhamentos necessários. Já a médio e longo prazo, precisamos fazer diagnósticos para localizar esses idosos, em regiões que vivem, a necessidade de cada um e trabalhar em rede de transversalidade unindo a assistência, saúde, segurança pública, educação. Inclusive, diante da necessidade já identificadas, estamos construindo instituições de longa permanência (ILPS), nos municípios”, revelou Virginia Mendes.

RENADI EM MT

A primeira-dama de Mato Grosso encampou integralmente a ideia da instituição da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em Mato Grosso. Ela afirma que já se reuniu com o presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI), Isandir Rezende, para discutir o assunto que, segundo ela, vem ao encontro do propósito do Governo do Estado. “Essa ação social já está em processo de construção através de diálogos do Governo de Mato Grosso junto ao Conselho Nacional da Pessoa Idosa para a efetivação da Rede de Proteção (RENADI), em Mato Grosso. Importante destacar também, que Mato Grosso, bem como o CEDEDIPI, recebeu a premiação do Ministério por serem sensíveis a causa e a política da pessoa idosa”, lembrou Virginia Mendes.

Ainda conforme a primeira-dama, com um olhar sensível, com persistência e muito diálogo, o Governo do Estado está conseguindo engajar os prefeitos de Mato Grosso na criação e fortalecimentos dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa. “Atualmente, Mato grosso já conta com 104 Conselhos Municipais ativos e 34 desses conselhos com fundo municipal da pessoa idosa. Todo esse avanço é um trabalho realizado com o apoio do Governo do Estado em conjunto com a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa”, destacou Virginia.

Mato Grosso também se tornou signatário do Pacto Nacional da Pessoa Idosa, por meio do qual os municípios vêm sendo incentivados a realizar adesão para o fortalecimento da política da pessoa idosa. O pacto prevê medidas voltadas para a ampliação do número de conselhos de direitos da pessoa idosa, a redução do índice de violência contra a pessoa idosa, criação do fundo estadual e municipal do idoso e a criação da rede de cuidado e proteção. “Esta é uma discussão ampla que nos mobiliza. Já avançamos alguns passos e precisamos que toda sociedade organizada também participe de maneira efetiva para alcançarmos cada vez mais os objetivos em prol da qualidade de vida dos nossos idosos”, finalizou a primeira dama.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: