Porque é relevante colocar nas pautas, e de forma frequente a política para a pessoa idosa? Primeiro, é um público que aumenta a cada ano no país. Em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existiam no Brasil mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2060, este número deve chegar a mais de 58 milhões de pessoas, segundo os dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)
Por isso, se torna tão importante acompanhar com atenção as políticas públicas destinadas a esta faixa etária, pessoas idosa acima dos 60 anos.
Leia também: Idoso consumidor no Brasil soma 30% da população e o comércio deve se preparar para garantir vendas
Diante desse cenário, as politicas públicas e sociais voltadas à pessoa idosa devem também ser priorizadas nas propostas dos futuros candidatos nas Eleições 2022. O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na última, quarta-feira (13) durante entrevista na rádio Bom Jesus FM 92.7, a Rádio da Família, frisou a relevância do tema.
Assista a entrevista via internet!
Entre os demais assuntos foi destacado também a estruturação dos conselhos municipais em Mato Grosso, consolidados por meio do Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI) que vai permitir a criação do conselho da pessoa idosa e também reativar os conselhos já criados que estejam inativos, através da capacitação dos conselheiros.
Leia também: Fundo Nacional do Idoso é um instrumento de fortalecimento dos conselhos e de garantia dos direitos da pessoa idosa
Com essas unidades em pleno funcionamento, será possível garantir todo o suporte na proteção e defesa dos direitos da população idosa e assegurar ao idoso, todos os seus direitos humanos, como proteção integral, participação na comunidade, dignidade, respeito, bem-estar e a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura.