Fique ligado nessa dica! Aposentados e pensionistas INSS terão um tempo maior para atualizar a senha e dados pessoais e, evitar a suspensão do pagamento do benefício. O procedimento da prova de vida é obrigatório.
Através da prova de vida, além de checar que os segurados estão vivos, o procedimento serve também para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Para a felicidade da grande maioria dos segurados, o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) promulgou a lei que suspende, até 31 de dezembro de 2021, a comprovação de vida para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o aposentado não terá o benefício bloqueado, caso ainda não tenha feito a prova de vida. A medida afeta a vida de mais de 7 milhões de aposentados e pensionistas no país.
De acordo com o levantamento feito pelo Sindapi-MT – Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em Mato Grosso há quase 400 mil segurados do INSS, a grande maioria já fizeram a prova de vida em 2021. Na lista com pendentes, há pouco mais de 47 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer a prova de vida até o final do ano.
Para saber se precisa fazer a prova de vida, o idoso pode checar no próprio banco em que recebe o benefício e pelo aplicativo do Meu INSS, caso tenha sido selecionado para fazer a biometria facial, e ainda pelo telefone 135.
Na agência bancária a comprovação de vida e o pagamento é liberado na mesma hora. Caso não consiga realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou através do aplicativo Meu INSS, é necessário entrar em contato com a Central 135 e agendar atendimento em uma Agência da Previdência Social. Em Cuiabá, a agencia está localizada na avenida Presidente Getúlio Vargas, região central da cidade próximo a sede do Sindapi-MT.
E se por acaso, não conseguir fazer a prova de vida dentro do prazo, os aposentados, pensionistas terão o pagamento do benefício bloqueado, entretanto é possível desbloquear. O segurado pode solicitar a reativação do benefício pelo aplicativo “Meu INSS”. O passo a passo está no link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-reativacao-de-beneficio
Entretanto a reativação do pagamento do benefício não ocorre de forma imediata, após formalizar o pedido de reativação junto ao INSS, em essa análise leva em média 40 dias e, após aprovado, o pagamento pode ser liberado em até 72 horas.