Através do nosso ideal e projeto de 10 anos se realiza pelo governo

presidente do sindapi

Posts Recentes:

A participação social e a política do idoso no Brasil tornou-se uma questão de grande interesse, a partir de nossa atuação profissional e sindical junto à população idosa em Mato Grosso.

O que temos observado em todos esses anos de atuação, embora uma parte dos idosos já receba do Estado ações de assistência e proteção social, ainda é necessário ampliar as discussões de implementação de políticas sociais de atenção a velhice, principalmente para idosos carentes e que moram sozinhos.

Através do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi MT) nós buscamos saber como está o idoso, quais as suas necessidades e como deve ser resolvido a situação de carência entre a população idosa. Em meio as nossas andanças pelo estado foram observadas essas realidades vários municípios que não têm nenhuma informação sobre as pessoas idosas, e estão desamparados. Não vamos encontrar em nenhum município a informação com o percentual de idosos analfabetos ou alfabetizados por exemplo. Informações que precisamos para buscar maior qualidade de vida.

Ao mesmo tempo em que identificamos dificuldades, foi notado as lideranças do movimento de idosos ganhando espaço, participando dos conselhos e iniciando uma discussão com a sociedade e com o Poder Público sobre as políticas. O Sindapi desenvolveu nesses mais de 10 anos, vários projetos, criados pela nossa mentalidade e através do nosso trabalho em visita aos municípios.

Uma das nossas lutas que não deu fruto há alguns anos atrás, hoje é uma realidade e garante a casa própria para o Idoso.

Tivemos experiência com um projeto de conjunto habitacional onde um percentual das casas seria destinado para os idoso, mesmo estando em fase final, não foi concluído por falta de interesse do próprio governo.

Na época, após várias reuniões ficou definido que Caixa Econômica Federal entraria com 50% para a formação desse conjunto, o município com 25% e o estado com os outros 25%. Como o governo [Silval Barbosa] não participou das reuniões com a Caixa Econômica, não mostrou interesse, infelizmente não saiu do papel, naquele ano.  Por isso é tão importante trazer o Poder Público para as pautas do direito do idoso e implantação de políticas públicas e sociais.

A luta ainda continua, tenho 79 anos de idade, recentemente me formei em bacharel de direito. Seguiremos atuante através do Sindapi. A questão da saúde pública será atacada com mais intensidade. Em vários municípios, ainda não existe o medicamento de ação continuada. Uma outra bandeira é contra os empréstimos consignados. Inclusive há anos que eu e o Dr. Isandir [diretor executivo do Sindapi] estamos brigando contra as fraudes, empréstimo consignado e proibição da  oferta por telefone.   A partir de agora o Sindapi também adota um perfil de levantamento de pesquisa para saber mais sobre os nossos idosos; onde estão, como estão e o que precisam.

Presidente do Sindapi

Francisco Delmondes Bentinho

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: