A mãe do ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, Maria Benedita Martins de Oliveira, completou 101 anos no último domingo (1°). A centenária teve sete filhos. Além do ex-governador, outros dois já morreram e quatro continuam cuidando da mãe.
A idosa passou por momento delicado ao ser diagnosticada com Covid-19 por duas vezes, entre 2020 e 2021. Na segunda vez que contraiu o vírus, Maria Benedita já tinha sido vacinada e os sintomas foram mais fracos.
Para comemorar mais um ano de vida, Maria passou o dia ao lado da família em um almoço festivo.
Nas redes sociais, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) também comemorou o aniversário dela.
“Completar mais de um século de vida é pertencer à história do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Hoje você alcança essa grande meta e eu não poderia estar mais feliz. A senhora tem tantas e tão boas histórias para contar que é até um privilégio escutar sua voz e tudo que ela tem para dizer. Você é uma pessoa incrível por quem a idade nunca se revoltou”, declarou.
A centenária, Maria Benedita foi infectada pela Covid-19 pela primeira vez em agosto de 2020. Na época, foi acompanhada durante 20 dias por um médico na própria casa.
Já a segunda contaminação, em 2021, próximo ao aniversário de 100 anos. Ela ficou de quarentena domiciliar e foi liberada do isolamento total dias depois.
Maria de Oliveira é mãe do ex-governador Dante de Oliveira, que governou Mato Grosso entre 1995 e 2002.
O político ficou conhecido pela autoria da emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente da república, no movimento que resultou na campanha das ‘Diretas Já’.
Dante também foi prefeito de Cuiabá três vezes, deputado federal por Mato Grosso, deputado estadual e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário.
Dante de Oliveira morreu em 2006, aos 54 anos, após passar mal em casa e ser internado com pneumonia.