Sindapi-MT terá representante na 1ª Conferência Livre Nacional sobre Direito à Saúde das Pessoas Idosas Institucionalizadas

Posts Recentes:

No dia 25 de maio, quinta-feira, será realizada a 1ª Conferência Livre Nacional sobre Direito à Saúde das Pessoas Idosas Institucionalizadas, um importante evento para discutir políticas públicas voltadas para a promoção do envelhecimento saudável das pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) em todo o Brasil.

Este será um espaço democrático para debater o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. É a primeira vez que é realizado um fórum amplo para pensar em propostas, estratégias e diretrizes para a saúde junto com as pessoas que residem, atuam ou apoiam ILPIs.

A conferência será realizada de forma online e contará com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo organizações governamentais e não-governamentais, especialistas em saúde e direitos da pessoa idosa, além de idosos e seus familiares. Entre os representantes estaduais está a conselheira substituta do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), Elisangela Fazolo, que representará o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi-MT). Fazolo, que tem se destacado em sua atuação no conselho, lutando pela defesa dos direitos das pessoas idosas em Mato Grosso, ressalta a importância para o estado ter representantes na Conferência Livre. “É fundamental que nós apresentemos as demandas e as necessidades dos idosos de Mato Grosso para que sejam levadas em consideração nas discussões e decisões que serão tomadas durante a conferência”. E completa: “Por isso, a nossa expectativa é reunir um grande número de participantes do Estado, para termos uma boa representação”.

De acordo com o presidente do Sindapi-MT, Francisco Delmondes Bentinho, é urgente debater o direito à saúde das pessoas idosas. “Esta conferência é uma oportunidade importante de reunir pessoas que residem ou trabalham em ILPIs, bem como seus familiares e apoiadores, para discutirmos os desafios e as possibilidades de garantir uma vida digna e saudável para essa parcela da população”.

Bentinho destaca ainda que o Sindapi-MT tem atuado na defesa dos interesses dos aposentados, pensionistas e idosos do estado. “Nós temos acompanhado de perto a situação das ILPIs em Mato Grosso e buscado apoiar as iniciativas que visam proteger os direitos das pessoas idosas”.

Serviço:

A 1ª Conferência Livre Nacional sobre Direito à Saúde das Pessoas Idosas Institucionalizadas será realizada de forma remota, no dia 25 de maio das 13h às 19h (Horário de Brasília), com transmissão ao vivo e as inscrições são gratuitas. Interessados em participar podem se inscrever no site https://frente-ilpi.com.br/cns/.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: