A grande conquista do SINDAPI/MT no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosos de Mato Grosso, além da participação como membros, titular e suplente na representação da sociedade civil, foi ter sido eleito pela plenária geral para dois mandatos de presidente deste Conselho.
Os membros do SINDAPI/MT como titular e suplente foram exercidos por Francisco Delmondes Bentinho – titular e Elisângela Fasolo como suplente.
Durante o exercício do primeiro mandato, no estado de Mato Grosso contava com 32 municípios com conselhos existentes, sendo que no primeiro ano do mandato esta situação se inverteu, com a o trabalho voltado no sentido de incentivo e determinação o estado passou a contar com 132 municípios com conselhos municipais do idoso.
Ainda neste mandato foram criados e colocados em prática dois projetos de grande importância e que foi a instituição do Prêmio Cândido Rondon, em homenagem a este importante cidadão mato-grossense e premiaria pessoas que se destacaram em trabalhos em benefício dos idosos. Duas personalidades receberiam a premiação, sendo uma em vida e outra póstuma, Duas edições foram concretizadas.
O lançamento do Livro “Os Idosos São o Futuro”, com duas edições já lançadas e em que a participação dos conselheiros foi efetiva através de artigos publicados. Este trabalho foi citado como exemplo para outros estados da federação pelo Conselho Nacional da Pessoa Idosa e tem servido como peça de consulta por alguns conselhos estaduais.
A participação efetiva em todos eventos que dizem respeito aos idosos a nível municipal, estadual e nacional tem sido uma ferramenta importante de trabalho, como por exemplo nas conferências realizadas, onde conselheiros participam como palestrantes e acompanhantes destes trabalhos.
Em todos estes eventos a citação do SINDAPI MT como órgão representativo da classe de pessoas idosas, aposentados e pensionistas se tornou um marco de que este é o caminho a ser percorrido.