Após o lançamento oficial do portal de notícias www.sindapimt.org.br, em 15 de dezembro de 2021, o Jornal Impresso A voz do Idoso é reativado com objetivo de ampliar as discussões e confrontar temas ligados às políticas pública e social voltadas para a pessoa idosa em Mato Grosso e no Brasil.
Com isso, o SindapiMT – Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso é fortalecido, tendo dois canais que divulgam informações relevantes para a sociedade, principalmente sobre o contexto previdenciário. Agora, o www.sindapimt.org.br e o jornal A Voz do Idoso se juntam aos periódicos dos municípios mato-grossenses e demais estados brasileiros como meio de comunicação representativa.
O portal de notícias traz orientações e informações que garantem ao idoso conhecer seus direitos e ainda participar de forma integral, primeiramente do cotidiano na comunidade onde se vive, dos debates políticos que discutem o próprio futuro e auxiliar na construção de uma melhor qualidade de vida para este grupo.
“O Sindapi tem um trabalho a nível do estado de Mato Grosso desde 2010. Começamos esse trabalho para avançar nas discussões sobre políticas pública e social voltada a pessoa idosa. O portal de notícias trará informações precisas, e principalmente voltada para esse segmento que mais cresceu nos últimos anos. Sabemos que a população idosa tem o direito garantido pela Lei 10.741. Mas também sabemos que se faz necessário ter uma classe representada, e, é por isso que anunciamos o sindapimt.org.br. Nele, todos os idosos serão representados, ouvidos e terão as suas manifestações divulgadas neste site. Iremos pautar principalmente sobre o direito previdenciário, uma garantia única de todo trabalhador do Regime Geral e do Regime Próprio, que hoje muitas vezes insatisfeitos, principalmente nas questões de auxílio doença, quando não se tem a justiça federal na pessoa do médico perito. Não aceitaremos os descasos para com os nossos idosos, como por exemplo, em relação ao direito da garantia de sua moradia, de ir e vir nos transportes intermunicipal e interestadual”, afirmou o diretor executivo do SindapiMT, advogado Isandir Rezende.
A voz do Idoso, jornal que inicialmente será mensal, porém de grande circulação terá na linha editorial o acompanhamento da efetividade da legislação estadual e federal que reconhecem e valorizam a pessoa idosa, bem como convocar a sociedade civil e organizada, instituições, Poder Público, Judiciário e demais para cumprir com o papel decisivo nas transformações que consolidam para a pessoa idosa liberdade e autonomia.
O presidente do SindapiMT, Francisco Delmondes Bentinho pontuou que esse novo veículo de comunicação atuará também como fonte gerador de pesquisa, “Finalmente ocorreu o lançamento do Jornal A Voz do Idoso, um canal informativo e opinativo. Nós iremos lutar para que a pessoa idosa possa contemplar o direito ao lazer, ao turismo, ao respeito e a dignidade. Sendo assim, juntos, o site sindapimt.org.br e o jornal A voz do Idoso será um marco na história da representação da pessoa idosa do Estado de Mato Grosso”, afirmou.
A aposta para o portal de notícias www.sindapimt.org. e jornal A Voz do Idoso é um formato com diagramação e linguagem fácil e acessível com textos curtos aliados com a qualidade e credibilidade da informação.