Web encontro debate inovação no atendimento ao idoso no SUAS

Posts Recentes:

O presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT), advogado Isandir Rezende, participou do web encontro “Inovar as Práticas de Atendimento no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, realizado na tarde de quinta-feira (05). O evento, incluído no calendário de ações em alusão ao Dia Internacional do Idoso, foi promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT).

O advogado Isandir de Rezende foi um dos palestrantes durante o web encontro ao lado do diretor de Proteção Social Especial do SUAS da prefeitura de Belo Horizonte (MG), Regis Spíndola. A mediação do encontro foi feita por Leila Santana, assistente social e coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública de MT; e de Maysa Souza Persona, coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Durante sua fala, Isandir Rezende lembrou que ainda há no Brasil muito a ser feito para se garantir de fato os direitos da pessoa idosa. “Coisas simples, que poderiam melhorar muito a qualidade de vida e o respeito aos idosos, são negligenciadas por instituições públicas, como por exemplo, agilidade e prioridade no atendimento às demandas das pessoas de maior idade em bancos público, órgãos da administração direta e indireta. O Brasil precisa se preparar mais e melhor para conviver com uma população cada vez mais idosa nos próximos anos”, argumentou.

O presidente do CEDEDIPI destacou ainda que em milhões de lares no Brasil, os idosos são os principais provedores. No entanto, são um segmento menosprezado pelo mercado de trabalho, nas políticas públicas, nos sistemas de saúde, segurança e órgãos dos poderes Judiciário e Executivo.

Para Isandir Rezende, essa realidade só irá mudar por meio do fortalecimento e expansão dos Conselhos Municipais e da implantação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em todo o país. O presidente do CEDEDIPI defendeu o fortalecimento dessa instância fundamental de discussão, proposição, fiscalização de políticas, programas e ações em prol dos idosos e promoção dos direitos desse segmento social.

O diretor de Proteção Social Especial do SUAS da Prefeitura de Belo Horizonte, Régis Spíndola, expôs a necessidade de avançar nas relações intersetoriais entre os vários órgãos públicos no atendimento à população e, em especial, ao segmento dos idosos.

Na avaliação de Spíndola, ainda há uma evidente falta de compreensão do que seja um trabalho em parceria no âmbito da administração pública. “Alguns setores, como o Judiciário e o de Saúde, atuam como se a Assistência Social estivesse subordinada às suas demandas, e não como uma parceira de fato na execução de uma política de atenção e cuidado aos cidadãos mais carentes. Isso dificulta e muitas vezes cria obstáculos para uma maior eficiência e resolutividade e atendimento das demandas dos idosos em toda a rede que deveria funcionar como uma unidade coesa na execução de políticas públicas para o segmento”, apontou o diretor.

Assessoria de Imprensa

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Confira outros posts relevantes para você: